Rapé: sua utilização e indicações


O rapé é um pó feito geralmente de tabaco e outras ervas e cinzas de árvores que são moídos e transformados em um pó fino e aromático que é aspirado ou soprado pelas narinas. Seu uso é ancestral e já esteve bem presente em diversos lugares e épocas. Porém seu aspecto mais interessante é o uso pelas tribos indígenas e pelos caboclos da floresta, que o utilizam para diversos fins, entre eles medicinais e cerimoniais. Tomei contato com rapé através de amigos de jornada que me apresentaram em momentos especiais, onde pude receber e perceber no rapé um aliado de valor, que assim como outras substâncias dos reinos vegetal, mineral e animal que existem nas florestas, estão ai para auxiliar e ensinar aqueles que puderem compreender que onde há vida, existe uma ciência, um ensinamento divino, que pode nos auxiliar em muitos aspectos, inclusive físicos, mentais e espirituais. 

Acredito na importancia da valorização dessa cultura e das medicinas naturais tradicionais e ancestrais existentes e na importancia do resgate histórico e preservação desses conhecimentos que correm o risco de desaparecer em meio a atual banalização de valores e de tudo que é simples e natural, que vivemos hoje. 


O TABACO
img O tabaco aqui citado, não é industrializado, e sim o Tabaco Xamânico,uma planta ancestral. O Tabaco sempre foi considerado pelos índios como uma Planta de Poder, porém caiu em mau uso pelos brancos, perdendo sua força original e seu poder, sendo usado de forma viciante, responsável por terríveis males no organismo.
O tabaco selvagem é uma planta muito poderosa e curativa, em seu estado original e na forma correta de sua utilização. O tabaco é considerado uma das plantas mais sagradas do xamanismo. Ele fumado no Cachimbo Ritualístico, carrega as preces para o Universo.
É usado para fazer oferenda aos guardiões, ao Grande Mistério, etc. Fumar tabaco ( em ritual ) é evocar o Plano Espíritual.
Desde a aparição da Mulher Búfalo Branco para os nativos norte-americanos, o tabaco é considerado uma planta que traz claridade. Ele é o totem vegetal da Direção Leste, do Elemento Fogo. E, como tudo que é fogo, é ambíguo. Pode elevar, transmutar ou pode destruir. Quando o tabaco é utilizado espiritualmente, traz purificação, centramento, transforma energias negativas em positivas, serve de mensageiro. Quando utilizado como vício pode matar. É utilizado no Xamanismo Universal. No Perú é fumado em rituais na Pipa ( cachimbo ) e na forma de cigarro. Os ayahuasqueiros chegam a dizer que "Sin tabaco! Sin la Ayahuasca!" Geralmente o fumo não é tragado ( tragar é coisa do vício ).
img
No Perú também extraem o mel de tabaco, um poderoso alterador de consciência.Podemos ver nos rituais afro ( candomblé, umbanda, etc) a utilização do tabaco pela entidades, fazendo purificações, passes, exorcismos, oferecer charutos em despachos,etc.
No Chanumpa (EUA), para cada pitada de tabaco, convida-se um espírito para participar do ritual. Ele também é ofertado para os espíritos, para o fogo, utilizado para abrir portais da mata, honrar a Criação, confeccionar bolsas medicinais, pacote de preces, etc.
O tabaco é uma planta de grande ajuda. Utilizada para defumação ou no Cachimbo Sagrado, ele pode, trazer novos começos para quem quer que o esteja usando ou para quaisquer projetos ou lugares para o qual ele é queimado.
O tabaco é considerado uma das plantas mais sagradas, por muitos povos nativos. Para os nativos norte americanos, quando fumado no Cachimbo Sagrado, ele carrega as preces para os espíritos. Com frequência, é usado para se fazer oferendas para os Espíritos Guardiões. Fumar tabaco é chamar o plano espiritual para ajudar. Segundo Sun Bear, se alguém fuma por diversão, estará continuamente chamando Espírito para sí com um falso alarme. A maior parte do tabaco comprado em lojas é misturado com material químico, nocivo à saude.
Existem estudos que dizem que o rapé tem o poder de ativar o sistema límbico do cérebro. Entre os mateiros brasileiros, eles utilizam-se do rapé, para se harmonizarem com os seres da floresta. Lembrando que o tabaco utilizado é sabiamente escolhido pelos mestres do rapé. O tabaco, que é chamado na região de Porronca, tem várias origens, ao longo do Rio Juruá, e obviamente, alguns se destacam pela qualidade e pela pureza, entretanto, são todos orgânicos, ou seja não levam venenos, pesticidas, herbicidas, defensivos ou outro produto de infame sinônimo na sua produção.
Como podemos perceber o Tabaco é e sempre será um valioso instrumento de Poder e Cura para os males que assombram os seres humanos. Porém, é preciso cuidado e sabedoria em seu uso, para não cairmos nas correntes do vício.
O RAPÉ INDÍGENA
O rapé é uma tradição cultural e espiritual dos povos Katukina, Yawanawá e de outras tribos da região. Ele é usado como consagração depois do trabalho, para desabafar, relaxar, esfriar a memória. Ele pode ser usado a qualquer hora e tira o enfado físico mental e espiritual, quando nasce um novo pensamento, uma idéia nova. O rapé é preparado com muito carinho, usando-se tabaco e cinzas de outras árvores, dentre elas o Tsunu. 
Dentro da tradiçãoindígena , não se "aspira" o rapé. Ele é sempre "soprado" por outra pessoa ou por quem vai tomar o rapé. Soprado para dentro das narinas através de um instrumento tipo um bambu oco, o Tipí, e aplicado por um pajé ou por outra pessoa e provoca uma forte reação nos mais inexperientes. Seu efeito é rapido e após isso sente-se um grande bem estar e disposição, fora a limpeza das vias aéreas, que ele proporciona. Relatam que o rapé se usa para esfriar o corpo, pois quando se trabalha muito debaixo do sol, ao ir tomar banho de água fria das cacimbas, pode-se pegar um resfriado, e é bom cheirar rapé antes. Além de estimulante, portanto, o rapé também faz baixar a pressão. O rapé também é usado para caçar e para tirar a "panema" (preguiça) e na hora da cerimônia do Uni (ayahuasca). As duas energias se unem e o Uni vem com mais luz, mais perfeito, mais profundo.
A pessoa que aplica deve saber o que faz, pois tanto o modo como ele pega o pó da mão com o tipi, a maneira que assopra, e o que pensa quando assopra, influenciam positivamente, ou negativamente o trabalho. Ou seja, o mesmo rapé aplicado por duas pessoas diferentes certamente não será o mesmo rapé e, assim, o efeito também não será o mesmo. Também pode ser aplicado pela própria pessoa com um auto aplicador, um tipi bem curto, denominado Kuripe. Ele é bem curto, e cabe no espaço entre a boca e o nariz, e é pessoal, como escova de dentes.



42 comentários:

  1. Respostas
    1. Ola .vendo rape indigena do acre muito especial e com ingredientes secretos ..tanacamitissuca@gmail.com

      Excluir
  2. Boa tarde meu amigo muita luz pra ti,vc vende o aplicador de rape, e o Rape?gostaria muito de tem contato com que venda um boa rape vc pode me ajudar? desde ja te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo posso conseguir pra vc o Rapé Aqui em pernambuco existe ainda essa cultura.

      manda um email pra mim pelo email ricardoale_2004@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá sei você pode encontrar um excelente rapé, se tiver interesado entre em contato: espacoamoreluz@hotmail.com.

      Paz Profunda

      Marcos Welbi

      Excluir
  3. Parabéns pelo post! Conheci o rapé e adorei! Pela internet é possível se conseguir? Aqui só compramos quando vamos a uma tribo indígena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara qualquer lojinha assim de bujigabgas o bares vc acha

      Excluir
  4. Olá Rafa .. tudo bem querido ;;;
    te enviei um e-mail .. preciso de resposta ...
    é sobre o Rapé ..
    Forte abraço ....

    ResponderExcluir
  5. oi amigo ganhei um pote de rapé mas até então não sabia como usar, obrigado pelas instruções serão muito útil para minha sinusite e presão alta.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Queria tirar uma dúvida. A um tempo atrás conheci o rapé com uma grupo religioso, mas não sei porque, não me dei bem com o rapé. O rapé virou uma peia para mim. Quando tomo, fico muito tonta, atordoada,pernas tremulas, sinto muito frio, sai muita saliva da minha boca, de não conseguir ficar sem cuspir, porque se engulo a saliva, me da vontade de vomitar. Queria aprender a segurar tudo isso mas não consigo, isso vem tudo de uma vez em mim. Fico triste, pois acho muito sagrado esse ritual.

    ResponderExcluir
  7. Saalve irmão ! bom dia ! eu kero saber se vc manda um rapé pra mim aki no RIO, ou conhece alguem aki ki faz um bom ! pq aki só encontro esses industrializados em tabacarias ! tbm kero um aplicador ! pq o meu eu fiz de caneta ! hehe aguardo resposta ! meu e mail é ! eduardocamposlima@gmail.com ! desde jah agradeço ! aguardo resposta !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola.tenho o rape acreano mais consumido natural.equilibrado.vendo valor a tratar.interesse. tanacamitissuca@gmail.com
      .

      Excluir
  8. boa tarde meu nome é marcelo e gostaria de saber o preço do rapé tsnu eu utilizo diariamente pois me ajuda muito curou meu problema cardiaco,depois do infarto nunca mais tomei remedios,sou paraticante de xamanismo meu msn=mandrakesolitario@msn.com gratidão e aguardo resposta.´.

    ResponderExcluir
  9. Olá, poderia me dizer se tens rapé para venda? E quais os tipos que vc tem? Poderia me passar valores?
    Paz e Luz! Aho!
    ramon_avenger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Muito elucidativo seu post! Que bom ver esse conhecimento ser compartilhado. Que a medicina chegue a mais e mais pessoas, e que elas plantem e colham seus frutos! Haux!

    ResponderExcluir
  11. Olá, poderia me dizer se tens rapé para venda? E quais os tipos que vc tem? Poderia me passar valores

    antoanessilva34@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber os valores e formas de envio do rapé e do aplicador, amigo. meu e-mail é: rodrigo.santana94@gmail.com.
    desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  13. ei amigo eu tenho 17 anos e cheiro rape desde os 8 anos de idade conheço todos os tipos de rapé
    para mais informaçoes meu e-mail: malukao67@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, gostaria de saber como, onde posso comprar o rapé tsnu. Obrigada, Ale

    ResponderExcluir
  15. ola boa tarde amigo, gostaria de saber de voce esse rapé indigena para vender com parica etc ,etc se tiver poderia me informar preço
    desde já muito obrigado. meu e-mail: argosorlandi@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. E sobre o Rapé vendido em tabacarias. É bom? Faz mau? Devo ou não usar?
    De qual quer forma valeu pela explicação. Vou procurar o índio mais próximo e perguntar sobre esse tal "Rapé Mistico".

    ResponderExcluir
  17. Aho irmao!
    Rafael, vc teria algum contato do puro Rapé no sul de minas?
    O conteudo do seu texto é de muita llu,gratidao profunda por compartilhar este conhecimento e essa expansao de consciencia sobre o Rape!
    Paz profunda!

    ResponderExcluir
  18. ola Rafael
    Quero comprar contigo rapé e o aplicador de (30 a 35)
    me responde no meu email ro.mello.martins@hotmail.com
    gratidão e muita luz em seu camihno

    ResponderExcluir
  19. muito bom rapé eus sempre uso diariamente, nao faz mal para niguem!

    ResponderExcluir
  20. alo irMAO RAFAEL GOSTARIA E SABER SE PODE ME MANDAR UM RAPÉ PRA MIM O INDIGENA??GOSTARIA MUITO DE EXPERIMENTAR ESSE RAPÉ FEITO COM TSUNU TSNU E CASCA DE ARVORE PAU PEREIRA.AQUI NA MINHA CIDADE TEM RAPÉS MAS SAO INDUSTRIALIZADOS !VOCE TEM O APLICADOR?QAUNTO FICA E COMO USO?O FUMO INDIGENA VOCE CONSEGUE PRA MIM É DIFICIL DE ACHAR É CARO??GOSTARI DE TER CONTATO AMIZADES COM INDIGENAS E PARTICIPAR DE CURAS XAMANICAS E O YAPO MAS MORO MUITO LONGE TAMBEM GOSTARIA DE PARTICIPAR DA REUNIOES DO SANTO DAIME YAUASCA OU PLANTA YASCA PODE ME AJUDAR?MEU EMAIL É:XARGOM@UOL.COM.BR ABRAÇOS MUITA LUZ E PAZ!!!

    ResponderExcluir
  21. alo irMAO RAFAEL GOSTARIA E SABER SE PODE ME MANDAR UM RAPÉ PRA MIM O INDIGENA??GOSTARIA MUITO DE EXPERIMENTAR ESSE RAPÉ FEITO COM TSUNU TSNU E CASCA DE ARVORE PAU PEREIRA.AQUI NA MINHA CIDADE TEM RAPÉS MAS SAO INDUSTRIALIZADOS !VOCE TEM O APLICADOR?QAUNTO FICA E COMO USO?O FUMO INDIGENA VOCE CONSEGUE PRA MIM É DIFICIL DE ACHAR É CARO??GOSTARI DE TER CONTATO AMIZADES COM INDIGENAS E PARTICIPAR DE CURAS XAMANICAS E O YAPO MAS MORO MUITO LONGE TAMBEM GOSTARIA DE PARTICIPAR DA REUNIOES DO SANTO DAIME YAUASCA OU PLANTA YASCA PODE ME AJUDAR?MEU EMAIL É:XARGOM@UOL.COM.BR ABRAÇOS MUITA LUZ E PAZ!!!

    ResponderExcluir
  22. Amo o Rapé.. e uma das medicinas mais favoritas e me ajuda todos os dias... Haux Haux Haux

    Ananda

    Ps. Eu vendo Rapé para muintas partes do mundo y adoran

    ResponderExcluir
  23. Olá sou um experimentador de substâncias psicoativas, fiz uso do rapé e não me dei bem, tive uma noite arriado, vomitando, sentindo calafrios, suando, foi horrível. Queria saber se o procedimento de não aspirar o pó no momento da aplicação é um fator importante nesse ritual.
    se puder me responder via email agradeceria, navarroleitao@hotmail.com.
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  24. Salve a força da floresta e viva a cura!!
    Parabéns! Muito bom seu blog...Namastê!

    ResponderExcluir
  25. O Índio revela a cura praquilo que o homem branco precisa. A gente toma tanto remédio feito pra ser sempre tomado, nunca nos curando e fortalecendo a doença. A cultura preservada e compartilhada nos trará muitas bênçãos ainda. Obrigado pelas informações e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  26. Gente quanto tempo acaba o efeito do rapé no caso de alguem q ue usou 5 dias seguidos? Me ajudem porfavo
    Ou me flem algo q corta o efeito?

    ResponderExcluir
  27. Sou do interior do amazonas moro em uma cidade que fica proxima a varias etinias indígenas. Consigo rapé do bom de varias etinias .e-mail : adrianofordii@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estarei entrando em contato com você, caso você receba essa resposta me avise. Grato.

      Excluir
  28. Quando Você puder, Me responda ao e-mail que te mandei, estou interessado nesse rapé que voce anunciou ja faz tempo. Grato.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Alo imaro Rafael!
    Quero comprar contigo rapé e o aplicador de (30 a 35)
    me responde no meu email denkotik@gmail.com.

    ResponderExcluir
  31. ola bom dia a todos gostaria de comprar rapé nao industrializado se algue tem por favor entre em contato com email evaldodamasceno@ig.com.br

    ResponderExcluir
  32. Onde consigo rape parica? Meu email : siniscalco@ig.com.br

    ResponderExcluir